sexta-feira, 3 de agosto de 2012

“Num buraco no chão vivia um hobbit” - O retorno de Sir Peter Jackson (Por Guilherme Cundari)



Finalmente, após longa espera dos cinéfilos e fãs mais antenados, O Hobbit está sendo produzido. E quando digo longa, é longa mesmo. Desde a produção da trilogia O Senhor dos Anéis entre 2001 e 2003, a New Line Cinema e o grande responsável por satisfazer os anseios de quem aprecia literatura de fantasia, Sir Peter Jackson, são rodeados de clamores para filmar também um dos livros que mais influenciaram uma geração.
Para os menos informados, segue uma breve explanação. O livro O Hobbit, publicado em 1937 pelo professor e filólogo britânico J. R. R. Tolkien, é uma obra infanto-juvenil antecessora à famigerada trilogia d’O Senhor dos Anéis. Narra a história da aventura de Bilbo Bolseiro, um hobbit – uma população de estatura bem pequena com hábitos conservadores e caseiros – que convocado pelo mago Gandalf, parte em uma jornada junto de uma companhia de anões até a Montanha Solitária, antigo reino dos anões, para recuperar o tesouro apossado por Smaug, o dragão. Embora o livro não seja o primeiro texto do autor acerca de seu mundo fantástico – a história de Beren e Lúthien, Túrin Turambar e os contos do Silmarillion datam de períodos anteriores –, é de fato o ponto de partida para a celebridade de seus textos.



O filme que inicialmente seria dividido em dois – com um orçamento de 250 milhões cada um! –, têm as datas de estreia marcadas para 14 de dezembro deste ano e 13 de dezembro de 2013, respectivamente. Porém, para a alegria de muitos, temor de alguns e surpresa de todos, no dia 30 do mês passado o diretor Peter Jackson proferiu o lendário anúncio: “two films will become three”, dois filmes irão se tornar três. A estréia do terceiro filme não tem data prevista, mas, diferente dos outros, espera-se por ele para a metade de 2014. De qualquer maneira, uma coisa é certa: a riqueza de detalhes e quantidade de eventos deverá ser grande.
No elenco, muitos dos atores de O Senhor dos Anéis se reencontraram com um toque de nostalgia e “volta ao lar”. Com Ian McKellen novamente como Gandalf, Orlando Bloom como Legolas, Cate Blanchett como Galadriel, Andy Serkis como Sméagol, e até mesmo Sir Chistopher Lee que mesmo com na época 89 anos, realizou filmagens no Reino Unido para o filme, a produção milionária promete fazer jus ao espetáculo da trilogia antecessora, fazendo-se uso de tecnologias 3D inovadoras em relação a demais produções e, lógico, da excelência da direção de Peter.


“O mundo está dividido entre aqueles que já leram O Hobbit e O Senhor dos Anéis e aqueles que ainda não leram.”  (The Sunday Times )

Nenhum comentário:

Postar um comentário